terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Socorro: pés-de-galinha!

by Viviane Souza

Disciplina é o melhor método para se obter o melhor remédio: a prevenção.


Olá beautiful people,

Pois é, ladyes... o tempo é implacável, e a gente sabe disso! Por esta mesma razão é que, se você tem arrepios só de ler o título acima, desde cedo precisa aprender – e aplicar – uma importante lição: o melhor remédio para evitar os detestáveis pés-de-galinha é, ainda, desdobrar-se em cuidados no sentido de evitá-los. E tome cuidados, viu?

O problema pode começar a aparecer cedo, a partir dos 20 anos. Os pés-de-galinha surgem no canto dos olhos e deixam a aparência envelhecida; são uma das preocupações mais recorrentes de quem quer ficar livre das marcas do tempo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, os indesejados sinais são formados por movimentos repetitivos, como em pessoas que forçam muito a expressão ao sorrir ou têm fotofobia (aversão à luz) e, por isso, apertam os olhos quando expostas ao sol. O foto-envelhecimento (envelhecimento causado pela exposição excessiva ao sol) é outro motivo frequente.


Para evitar o incômodo, aconselha-se não forçar a expressão ao sorrir e jamais abrir mão dos óculos de sol, evitando acentuar o olhar – quem força muito a visão pode estar precisando consultar um oftalmologista, preste atenção!

Ainda nos esforços de prevenção, uma dica importantíssima é quanto ao uso de filtro solar diariamente, mesmo se estiver chovendo. O fator deve ser de, no mínimo, 15. E, para quem tem tendência a desenvolver o problema, outro investimento pode ser recorrer ao Botox. A toxina botulínica paralisa o movimento e pode ser aplicada em pessoas com mais de 25 anos.

E quem já exibe as temíveis ruguinhas no canto dos olhos, o que fazer?

Algumas indicações de dermatologistas são: o peeling de ácido retinóico remove a pele envelhecida e estimula a produção de colágeno; cremes a base de Dmae estimulam a contração muscular; e, por fim, aplicações de ácido hialurônico têm como função preencher os pés-de-galinha.

Opções de marcas e promessas de cremes é que não faltam, certo?

Eu, que – infelizmente – já cultivo meus “pezinhos amados”, não encontrei até o momento algum produto que tenha conseguido reverter o problema. Os muitos cremes que já usei e os que estou usando – porque, sim, eu teimo em crer que eles possam funcionar de verdade, como as promessas que fazem – podem até inibir o aparecimento de novas marcas... mas as que lá estão, todo dia amanhecem comigo (snif!).

O que estou usando agora:


- Sistema Anti-sinais Avançado - Área dos Olhos, O Boticário;
- Liftserum Anti-sinais, O Boticário;
- Chronos firmador – Creme contorno dos olhos, da Natura.
(todos eu tenho há algum tempo e não lembro mais os valores, sorry!)

Você tem alguma sugestão? Tem alguma dúvida sobre este post? Entre em contato deixando seu comentário aqui embaixo, ok?

Twitter: @beauthingsblog

4 comentários:

  1. ai amigaa eu tenho fotobia...vou ver se eu relaxo mais pq eu faço muito movimento repetido com o rosto toda hora pq a luz me encomoda valeu a dicaa
    bjux
    http://jackiemoraes.blogspot.com/
    passa la no meu!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jackie, na pesquisa que fiz o que pode ajudar na fotofobia é o uso de óculos de sol - sempre, viu?! Bjo e obrigada por comentar, ok?

    ResponderExcluir
  3. ok eu vou passar usar oculos com mais frequencia

    nossa que medo u ñ sabia que fazer movimentos dava rugas pra vc ver viu!!
    bjão amigaa

    http://jackiemoraes.blogspot.com/

    bjux

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, amada... vamos nos cuidar!
    Bjo grande
    (adorei o vídeo da maquiagem com paleta nova!)

    ResponderExcluir